Problemas na conservação do solo
A degradação do solo pode acontecer de diversas formas diferentes, ela sofre, principalmente, pelas ações humanas, mas também pode ser afetada por fenômenos naturais. Esses problemas na conservação do solo são: erosão, retirada da mata ciliar, queimadas, assoreamento e defensivos agrícolas.
Erosão: Acontece por meio dos fenômenos naturais, como chuva e vento, que desencadeiam sua desagregação. Quando as partículas do solo se desintegram, elas são levadas para outros lugares, como oceanos, vales, lagos e rios. A erosão natural não pode ser disseminada mas a causada por processos humanos deve ser. Isso pode parar por meio da conscientização do governo, que incentive, e proíba, a construção de edifícios em locais inapropriados e instáveis.
Retirada da mata ciliar: Esse problema se deve a remoção da área arborizada próxima aos rios e lagos, isso resulta numa entrada excessiva de sedimentos nos corpos d'água, deixando-os mais rasos e propensos a inundações. Já há leis destinadas ao seu combate, mas a fiscalização é rasa, abrindo brecha aos madeireiros clandestinos.
Assoreamento: É o resultado do acúmulo de terra, lixo e matéria orgânica no fundo dos lagos e rios, isso se deve a o problema anteriormente apresentado, a retirada da mata ciliar. Uma vez combatido o problema da mata ciliar, o do assoreamento estará, consequentemente, resolvido.
Queimadas: O desmatamento resultante de queimadas é extremamente prejudicial, pois, além de derrubar as árvores, ele acaba diminuindo a fertilidade do solo queimado, retirando boa parte dos sais minerais e outras substâncias necessárias para o desenvolvimento das plantas. Com o avanço de novas tecnologias, a identificação das áreas que estão sofrendo por queimadas, ficou mais fácil, só resta uma devida intervenção e punição aos responsáveis por isso.
Defensivos agrícolas: Os defensivos agrícolas, popularmente conhecidos como agrotóxicos, são usados para tentar combater possíveis pragas, o grande problema desses agroquímicos é que o solo os retém e o tornam menos fértil. Também já existe uma rigorosa regulamentação acerca do uso de agrotóxicos, porém, como já constatado nas situações anteriores, o governo precisa enricejer suas políticas de punição.
Referências bibliográficas:
Apostila de ciências Teláris 6° ano
Imagens:
Comentários
Postar um comentário